7 RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA PROFESSORES DE QUÍMICA

Confira a seguir sete ferramentas gratuitas que facilitam o dia a dia dos professores de Química e que colaboram para tornar suas aulas ainda mais dinâmicas e produtivas. Apresentamos uma breve descrição para cada uma, bem como a indicação de links para obtê-las e de tutoriais sobre como utilizá-las.


1. ACD/Chemsketch

Qual professor de Química nunca se viu diante do dilema: como construir uma fórmula estrutural orgânica para usar em seus materiais, tais como provas e apostilas? Sem saber como fazer, alguns procuram a fórmula pronta na internet, mas com frequência não as encontramos exatamente como desejamos. Há quem tente desenhá-las em programas de edição de imagem, mas o resultado não costuma ser dos melhores.

ACD/Chemsketch é ótimo para isso! E mais: permite gerar o nome do composto a partir da fórmula estrutural, além de uma série de outros recursos, como visualização 3D com o modelo bola-vareta. Trata-se de uma ferramenta muito versátil que todo o professor de Química precisa conhecer! Clique na abaixo ao lado para fazer o download da ferramenta:

Clique na imagem para acessar o site do programa e fazer download.

Sugestão de tutorial do Antônio Florêncio, do canal do YouTube Universidade da Química

2. MolView – software simples para construção de moléculas orgânicas

Se o professor busca por um software mais simples e on-line, sem que haja a necessidade de download, uma opção mais simples é o MolView, que não requer instalação, e cai como uma luva! Com uma interface simples e intuitiva, permite o desenho rápido de estruturas orgânicas mesmo para quem ainda sente arrepios só de pensar em ligar o computador!

Clique na imagem para acessar o site do programa.

3. Chemistry Formatter – suplemento para formatação de fórmulas do pacote Office®

Tem coisa mais trabalhosa do que digitar fórmulas moleculares no Microsoft Word®? É subscrito para cá, sobrescrito para lá! Haja paciência e precisão para não sair nada errado. Vira e mexe aparece um H2O por aí…

Mas por que ninguém inventa um simples botãozinho no Word para resolver nossos problemas? Bom, ele já existe… O único porém é que ele não está diretamente disponível – trata-se de um suplemento chamado Chemistry Formatter.

Depois de instalá-lo, uma equação digitada deste jeito

após um simples clique, fica assim:

Clique na imagem para acessar o site do programa e fazer download.

4. PhET – Simulações interativas

Algumas escolas até contam com equipamentos de projeção de imagens em sala de aula, mas eles costumam ser subutilizados, visto que muitos consideram aulas com slides uma opção enfadonha. Mas e se fosse possível ir além dos slides?

Uma ótima opção para dinamizar as aulas é utilizar simulações. Há diversas disponíveis na internet, mas destacamos aqui aquelas produzidas pelo PhET, um projeto da Universidade do Colorado, EUA, que conta com inúmeras animações nas áreas de ciências (química, física e biologia) e matemática.

Boa parte das simulações está em português! E você pode acessá-las on-line (clicando aqui), ou baixá-las em seu computador. Elas são todas muito intuitivas, e podem funcionar muito bem, inclusive quando utilizadas pelos próprios alunos, proporcionando aulas bem interessantes! A seguir indicaremos algumas que nos agradaram bastante:

Balanceamento de equações

Concentrações de soluções: 

5. Ptable – tabela periódica dinâmica

O estudo da tabela periódica pode se tornar mais dinâmico com o uso da Ptable, uma tabela virtual que conta com inúmeros recursos. Sempre atualizada, inclui as mais novas descobertas de elementos químicos (sua última atualização é de setembro/2016). Totalmente em português, pode ser utilizada nas aulas tanto pelo professor quanto pelos alunos.

Clique na imagem para acessar o site.

Além dos elementos, ela contém várias outras informações interativas, como o estado de agregação em função da temperatura, principais isótopos, dentre outras. Tudo alcançável em apenas um clique! Conheça todos os recursos clicando na imagem ao lado e veja como é simples utilizar no tutorial em vídeo abaixo:

6. Conteúdos Educacionais Digitais – CCEAD – PUC-Rio

O Ministério da Educação lançou em 2007 um edital para a produção de conteúdos digitais. A PUC-Rio coordenou e produziu uma série de recursos de áudio, vídeo e softwares que abrangem boa parte do currículo de Química. Todos os recursos aqui indicados possuem um Guia Didático para o professor com orientações e sugestões de como trabalhar com os recursos em sala de aula. Destacamos a qualidade dos vídeos, que têm uma linguagem bem acessível e edição de primeira! Clique e conheça:

Clique no link para acessar o canal do YouTube (o site está desativado)

7. IUPAC Gold Book online – compêndio de terminologia química

A IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry – União Internacional de Química Pura e Aplicada) possui uma versão interativa on-line do seu compêndio de terminologia química, o Gold Book (Livro de Ouro). Trata-se de uma espécie de dicionário que contém os principais conceitos da química. Basta utilizar o campo de pesquisa para adicionar um conceito da química (em inglês) e ter acesso à definição desejada. Além disso, o site traz um mapa interativo com os conceitos relacionados.

Clique na imagem para acessar o site.

Escrito pelos autores Emiliano Chemello Luís Fernando Pereira. Ambos são coautores, juntamente com Alberto Ciscato, da coleção QUÍMICA, da Editora Moderna.

Emiliano Chemello é Licenciado em Química e Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela UCS. Professor de química no Ensino Médio e cursos Pré-Vestibulares.

Luís Fernando Pereira é químico industrial formado e licenciado pela USP. Leciona no Curso Intergraus desde 1995. É o químico consultor do programa Bem Estar, da Rede Globo.

Facebook Comments